domingo, 8 de fevereiro de 2009

Cantinhos para sala de aula

Cantinhos para sala de aula


Cantinho da Leitura:


Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos.
Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho" que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática! É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor.


Cantinho da Música:


Sabemos que nem sempre é possível termos dentro de sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser mantido dentro das possibilidades. Sugerimos gravar em CDs ou Fitas Cassete diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno.
Temos várias sugestões de trabalho com músicas na Educação Infantil e estas são fundamentais sempre e não somente em aulas específicas de música, onde o tempo é muito limitado para a quantidades de atividades que podem ser realizadas.
Nesse mesmo cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.


Cantinho da Sucata:


Tudo que poderia ser lixo serve para você professor de Educação Infantil como um recurso de grande valia. Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material.


Cantinho das Dramatizações:


Imagine um baú repleto de chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas.


Cantinho dos Jogos:


Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas por exemplo e colecionando-os numa caixa também separada.


Brinquedoteca:


E a sugestão dada aqui é que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problemas, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras.
Um bom observador pode descobrir muito dos alunos através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre.


A básica "chamadinha":


Na sua "chamadinha" básica além dos nomes e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você pode incluir algo importante do dia: Uma notícia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua "chamadinha" sempre que necessitar não somente na hora da entrada.

15 comentários:

Cordeiro Eterno e Pedulbra disse...

Olá, gostamos tanto do seu blog que você merece um selinho!!!
Tem presente prá vc...

Lucimar Lopes disse...

Oi,tem um presentinho para o seu blog lá no meu cantinho,
passa lá para pegar!Bjssssss!!!!

Dea Cortelazzi disse...

Lindaaaaaaaa, tem presentinho em homenagem a nos educadores.... professor nota 1000, o teu esta lá te esperando e tb o comemorativo dos 15mil acessos, beijosssssssss

Lucimar Lopes L.L.O. disse...

Seu blog está lindo!Parabéns!Tem um presentinho para você lá no meu cantinho!Vai buscar-lo!Bjssss!

Amanda Freittha's disse...

Muito bons os cantinhos!
Depois passa no meu humilde bloguinho e deixa um recadinho!
beijos

Freedom disse...

Olá, meu nome é Bruno, e adorei seu blog. Sabe, eu tô cursando normal e tava pesquisando um pouco sobre educação infantil e caí aqui. E adorei tudo aqui ^^. Creio que o seu blog vai me ajudar bastante com os meus trabalhos! Bom final de semana!

Emanuelle disse...

OI, adorei o seu blog.Vou começar a trabalhar com maternal e já anotei um monte de dicas suas.
Parabéns, fique na paz!!!!!
Beijos!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

PARABENS, pelo maravilhoso blog. PRECISO de ajuda, como montar um projeto sobre a pascoa e o valor da pascoa para o berçario - crianças de 1 ano e 6 meses ate 2 anos de idade. Como explicar istoo para eles., depois da Pascoa , começaremos trabalhar o MEIO AMBIENTE, não sei como fazer. ME AJUDEM POR FAVOR., trabalho numa creche, sou professora-------------meu e-maill é :::::: cidabcampos@yahoo.com.br ------- Obrigado.

disse...

Puxa que blog lindo! Me faça uma visitinha também:
http://ideiasearte.blogspot.com]Beijos!

Educação disse...

Cris vc possui currículos de professores residenres em Nova Iguaçu para trabalhar no 3º ano do fundamental. Trabalho numa escola elá está precisando de professora. Qq coisa envie para o meu e-mail obrigada. camillast18@yahoo.com.br

Elisabete Vieira disse...

Vanderléia tem um presentinho especial pra vc lá no meu blog, eu mesma fiz com muito amor e carinho!

Bjs, Bete

Rosangela disse...

A partir de hj sou amais nova seguidora do seu blog! Assim como vc sou apaixonada pela Educação Infantil! Passa lá no meu cantinho e fique a vontade para torna-se seguidora dele tb!

Edimar Suely disse...

Oração do Amigo.

Pai

Eu lhe peço que abençoe meu amigo que estiver lendo esta mensagem.

Faça-lhe uma nova revelação de Seu amor e poder.

Espírito Santo, peço-Lhe que ministre o espírito dele neste momento.

Onde houver dor, conceda-lhe Sua paz e misericórdia.

Onde houver dúvida, renove-lhe a confiança na Sua capacidade de operar através dele.

Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhe dê compreensão, paciência e força enquanto aprende a se submeter a Sua direção.

Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que o renove revelando Sua proximidade e atraindo-o para maior intimidade com o Senhor.

Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhe Sua coragem.

Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida dele.

Abençoe suas finanças, conceda-lhe maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhe apoio e encoraje-o.

Dê a ele discernimento para reconhecer as forças negativas que o rodeiam e revele o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

Obrigado meu Pai...

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Elisabete Vieira disse...

Seu blog é um amor! Passe no meu blog de selinhos e pegue o seu.

Com Carinho,

Bete

Anônimo disse...

Gostei muito de suas dicas, vou começar a praticar na minha sala, gostaria de sua ajuda, me mande seu blog. Um abbraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...