terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dicas para cantinhos em sala de aula.

Recados e Imagens - Desenhos - Orkut

Cantinhos para sala de aula


Cantinho da Leitura:


Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos.
Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho" que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática! É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor.


Cantinho da Música:


Sabemos que nem sempre é possível termos dentro de sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser mantido dentro das possibilidades. Sugerimos gravar em CDs ou Fitas Cassete diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno.
Temos várias sugestões de trabalho com músicas na Educação Infantil e estas são fundamentais sempre e não somente em aulas específicas de música, onde o tempo é muito limitado para a quantidades de atividades que podem ser realizadas.
Nesse mesmo cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.


Cantinho da Sucata:


Tudo que poderia ser lixo serve para você professor de Educação Infantil como um recurso de grande valia. Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material.


Cantinho das Dramatizações:


Imagine um baú repleto de chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas.


Cantinho dos Jogos:


Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas por exemplo e colecionando-os numa caixa também separada.


Brinquedoteca:


E a sugestão dada aqui é que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problemas, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras.
Um bom observador pode descobrir muito dos alunos através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre.


A básica "chamadinha":


Na sua "chamadinha" básica além dos nomes e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você pode incluir algo importante do dia: Uma notícia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua "chamadinha" sempre que necessitar não somente na hora da entrada.





41 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do seu blog, vou começar agora na aréa da educação infantil, vou trabalhar com crianças de 4 e 5 anos, e gostaria muito que vocé me enviasse algumas ideias, Obrigada o Meu E-mail anapneto@oi.com.br

Unknown disse...

seu blog é um maximo gostei da informaçoes sobre os cantinhos.vou trabalhar com ed. infantile essas informações me ajudarão. Se possivel gostaria de mais informações.beijos

georgea disse...

Oi sou Georgea, sou coordenadora de educação infantil no interior do Amazonas a dois anos e professora a 4 anos sempre procuro me atualizar e seu blog serve como uma reciclagem os cantinhos são muito importantes na organização da sala e da rotina em sala de aula.
Gostaria de saber sobre o RCNEI gostaria de saber como esta dividido os conteudos e a idades que os conteudos serão utilizados.
Se vc souber como me ajudar o meu e-mail
georgea_mary@hotmail.com

Unknown disse...

Parabens, Gostei muito do seu blog, Trabalho na aréa da educação infantil e ainda tenho muitas duvidas referente a dinamicas em sala de aula, trabalho com crianças de 4 e 5 anos, e gostaria muito que vocé me enviasse algumas ideias,sugestões de como ensinar esses pequenos, para que eles possam aprender atraves das brincadeiras.
att, alyne
email- alyne_ped@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá estou iniciando um curso de formaçao de professor estou amando e seu blog é muito interessante me ajuda bastante.

Sheila - CRIIA disse...

Olá, professora Cris. Adorei o seu blog. Parabéns!
Visite o meu blog, vamos interagir!
Bjs
http://sheilacriia.blogspot.com

Unknown disse...

Seu blog é muito bom!!
Estou cursando pedagogia e tenho um trabalho sobre como montar uma sala de aula....tive várias idéias vendo se blog!
Parabéns!
Susana

Esperança disse...

Suas sugestões são maravilhosas e criativas, adorei o seu blog porque vejo que a educação infantil ainda não é levada a sério como deveria, um trabalho como o seu contriui para mudar esse quadro.Bjs.

Anônimo disse...

Boa Tarde professora, amei seu blog.. sera que poderia me ajudar.???
Sou formada em Pedagogia ha 4 anos e até agora nada de dar aulas, mas estou muito interessada. poderia ne ajudar a como começar...Estou muito receosa e não me sinto muito preparada para tomar frente a uma sala de aula. me AJUDEEEEE por favor...

Unknown disse...

Amei seu blog. Se possível mande idéias de como trabalhar musica, desenho história e o que desenvolve na ciança esse tipo de atividade. Agradeço se atender meu pedido. este ano vou trabalhar com maternal e pré II
meu e-mail é: regianesouza32@yahoo.com.br

tia wal disse...

ola querida, sou de itajuba minas gerais, sou professora de educaçao infantil,gostaria de trocar ideias arrespeito das criatividades que vc tem,adorei ver as novidades que vc tem, amei,linda entra em contato comigo walmarques2009@hotmail.com ou tmb wal_marques@yahoo.com.br, beijao

JUSSIMARA DE OLIVEIRA disse...

OLÁ!
GOSTEI MUITO DO SEU SITE
ELE ESCLARECEU ALGUMAS DÚVIDAS QUE TINHA SOBRE OS CANTINHOS!

♥cristina♥ disse...

adorei seu blog estou me formando em pedagogia e pretendo atuar na area e educação infantil e me ajudou bastante nos estagios e trabalhos que precisei realizar.
gostaria que me enviasse algumas ideias de como começar a atuar na sala de aula meu email é cristomazetto@bol.com.br
bjs aguardo respostas cristina

Unknown disse...

gostaria que você mim mandasse uma sugestão de recurso para educação infantil, pois estou fazendo faculdade eestou precisando de uma sugestão, desde já meus agradecimentos. Iraci

paulinha disse...

adorei seu blog,vou atuar no 3º ano fundamental, numa turma que tem criança fora de faixa etaria,gostaria que vc me desse dicas de como trabalhar com essa turma, como alfabetizalos?entra em contato comigo
anapaulafp@hotmail.com

verinhamed-blogger.blogspot.com disse...

oi gostei muito do seu blog tem muitas sugestões ótimas. gostaria que você me mandasse uma sugestão de como confeccionar um livro com os alunos do maternal II.

Anônimo disse...

olá! parabêns adorei seu blog.
estou iniciando agora na educação infantil com crianças na faixa etária de 1e 2anos de idade, gostaria muito de algumas dicas se poder sobre projetos e ativiades...
meu email é: alaisxavier@bol.com.br

Anônimo disse...

olá! parabéns adorei seu blog.
estou iniciando agora na educação infantil com crianças na faixa etária de 1 a 2anos de idade, gostaria muito de algumas dicas se poder sobre projetos e ativiades...
meu email é: alaisxavier@bol.com.br

bjs..

Anônimo disse...

olá, sou ana paula gostei do seu blog, gostaria que me fornecesse dicas deste decoração de sala à forma de trabalho, pois fui convidada a trabalhar este ano com crianças de 1 a 2 anos. meu email: annie_karollyne@hotmail.com. agradeço desde já.

Unknown disse...

Oiii....amie...seu blog muito interesante ..esta mi ajudando bastante. que Deuis ti abençoi;..queria umas dicas sua para decoraçao de sala de aula..e como eu começo no primeiro dia de aula? ja Agradeço....bjsss manda pra meu email.. é caroline.souza_carol@hotmail.com

Unknown disse...

Cris adorei o seu blog, estou iniciando na educação infantil e gostaria que vc me mandasse atividades ludicas para crianças de 3 e 4 anos e musicas para essa faixa, o meu email é simonecarvalho231@hotmail.com. Te agradeço desde já, obrigada.

paula disse...

Ola voce esta de parabens com tantas dicas ,vou começar a trabalhar com educaçao infantil,estou terminando o curso de pedagogia gostaria muito que vc me desse dicas que voce acha importante desde a decoraçao ate mesmo como receber as crianças no primeiro dia. Obrigada .meu email e paulabessaferrari@gmail.com

gabriela toffolo disse...

oie adorei seu blog.....
tenho 19 anos e comecei a dar aulas de ingles para crianças entre 5 e 11 anos e gostaria de sugestoes de jogos educativos para serem usados em sala de aula. se possivel mandar a resposta para o meu email: gabrielatoffolo@gmail.com, desde ja obrigada

Furadores e Cia. disse...

Olá,visite meu blog é confira as novidades
http://furadoresdepapel.blogspot.com/

gaby disse...

ola!sou gabi e tenho 11 anos...amoooo brincar de escolinha e sempre estou na internet a procura de atividades para brincar....sabe,moro em um bairro de classe media e tem crianças que não sabiam ler e escrever tinham 6 anos!e todos os dias das 6:00 as 8:00 horas da noite algumas crianças vão la em casa e eu passo varias atividades para elas....tinha 1 que se chama mariellen ela tinha 6 anos e não sabia nem o alfabeto.agora ela aprendeu!!!!(comigo..)rsrsrs...by
adorei a matéria

SHIRLEY ARAUJO disse...

Visite meu Blog , me siga também. Beijos

Luiza Sant'Anna disse...

Olá,também sou professora de Educação Infantil em São Gonçalo e adorei o seu blog.
Aqui o conceito de pré-escolar ainda está muito ligado ao preparo para a alfabetização mas tento desmistificar esse modo de pensar na escola onde trabalho.

Edileusa Cristina disse...

[b]Oi também sou professora da educação infantil de Pernambuco e estava procurando aulas criativas para meus pequeninos e aqui no seu blog encontrei o que eu queria..!

Roberta disse...

Oi meu nome é Roberta,estou no 4º semestre de pedagogia nunca lecionei,apenas dei estagio em ed infantil é normal se sentir insegura antes de iniciar a profissão,as vezes me sinto insegura,com tamanha responsabilidade.
robertansoares@hotmail.com

Unknown disse...

Olá! Parabéns pelo blog,adorei tudo que vi....eu também trabalho com os pequeninos e ficaremos felizes com a sua visita: www.educarcomartesusany.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pelo blog,fiquei encantada com tudo.Que Deus continue te abençoando.Tenho um ótimo dia.

Anônimo disse...

amei seu blog.jÁ TRABALHO COM EDUCAÇÃO INFANTIL MAS É SEMPRE BOM ESTARMOS ABERTOS À NOVAS IDÉIAS E TAMBÉM COMPARTILHAR, INTERAGIR...MEU E-MAIL É sandregcosmo@hotmail.com

Educar com amor! disse...

Parabéns, sou apaixonada pela educação principalmente infantil. Sou blogueira e estou aprendendo aos poucos com pesquisas, com vocês também.Estou me formando no meio do ano, e gostaria de ajudas como essa. Caso possa me ajudar para iniciar minha carreira construtivista, mande novidades para mim, vou adorar compartilhar também minhas experiências... Um grande abraço.. e-mail: izabelcristinacalves@hotmail.com

Lan[ disse...

Ola voce esta de parabens com tantas dicas ,vou começar a trabalhar com educaçao infantil,estou terminando o curso de pedagogia gostaria muito que vc me desse dicas que voce acha importante desde a decoraçao ate mesmo como receber as crianças no primeiro dia. Obrigada. meu email:lala_htona38@hotmail.com

sheila disse...

Adorei seu blog estou começando na aréa de educação infantil e gostaria de sugestões.
sheila-silva1@live.com
Desde já obrigada.

Talita Farias disse...

parabéns colega...seu blog é maravilhoso e interativo...estou iniciando na educação infantil...e seu blog me motivou ainda mais...quero q se possível me mande materiais ... meu e-mail é tatafarias@hotmail.com
onde posso encontrar materiais para cantinho pronto para comprar?? bjux

Andréia disse...

Olá Querida parabéns... avhei seu blog por acaso e fiquei encantada adorei todas as dicas... agora vou entrar sempre bjs...

Simonha disse...

Suas dicas são inspiração para nosso trabalho... Gostei muito!
Abraço!

Anônimo disse...

ADOREI SUAS DICAS... GOSTARIA DE SABER SE VC PODE ME DAR UNS TOQUES POIS ESTOU COMEÇANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL AGORA!
MEU EMAIL É: mayazzinha@hotmail.com
OBRIGADA E PARABÉNS PELO SITE!

Anônimo disse...

aderei seu trabalho, gostei muito dos cantinhos

Anônimo disse...

OLÁ SOU EMERLY QUERO TE PARABENIZAR PELO SEU BLOG É EXCELENTE.
GOSTARIA MUITO QUE ME MANDASSE ALGUMAS SUGESTÕES , IDEIAS, DE COMO ATUAR EM SALA DE AULA POIS É A PRIMEIRA VEZ QUE VOU LECIONAR P/ O PRÉ II.
TENHO DÚVIDAS REFERENTE A DINÂMICA EM SALA DE AULA <E TAMBÉM COMO TRABALHAR COM MÚSICA E DESENHO.IDEIAS DE COMO POSSO ENSINAR MEUS BAIXINHOS POR BRINCADEIRAS. ATENCIOSAMENTE MUITO OBR, MEU EMAIL É:
emerlypontes@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...