domingo, 4 de setembro de 2011

Trabalhando Identidade na Educação Infantil

A escola tem um papel fundamental na construção da identidade autônoma de cada criança que passa por seus bancos escolares, principalmente nas Escolas de Educação Infantil, onde temos crianças com a faixa etária de até 5 anos de idade, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula. É imprescindível que o educador atuante na fase inicial do processo de construção da identidade promova situações onde a criança reconheça suas particularidades e interaja com outras crianças, seja qual for a faixa etária.

Muitas atividades foram desenvolvidas com o tema identidade, mas a que as crianças mais gostaram foram as fotos expostas no mural, fizeram poses, arrumaram os cabelos e perguntavam sempre se ficaram bonitas. Todos ficaram lindos e o mural ficou permanente na sala de aula devido ao seu sucesso. Tem sempre alguém se adimirando, olhando sua foto e também dos amigos. 













6 comentários:

Iara disse...

Olá! Adorei a idéia, o trabalho com as mãos fica lindo e super original por parte das crianças!!
EStou começando com meu blogspot, dê uma passadinha por lá!

http://pedagogiaexperiencia.blogspot.com/

Iolanda disse...

Ótimo trabalho. Parabéns! Abraços.

Josy Pedagógia disse...

Parabéns pelo seu blogger,muito rico

Josy Pedagógia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostei muito de seu blog, parabéns.

Chris disse...

Lindas idéias!!! Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...