domingo, 4 de setembro de 2011

Trabalhando Identidade na Educação Infantil

A escola tem um papel fundamental na construção da identidade autônoma de cada criança que passa por seus bancos escolares, principalmente nas Escolas de Educação Infantil, onde temos crianças com a faixa etária de até 5 anos de idade, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula. É imprescindível que o educador atuante na fase inicial do processo de construção da identidade promova situações onde a criança reconheça suas particularidades e interaja com outras crianças, seja qual for a faixa etária.

Muitas atividades foram desenvolvidas com o tema identidade, mas a que as crianças mais gostaram foram as fotos expostas no mural, fizeram poses, arrumaram os cabelos e perguntavam sempre se ficaram bonitas. Todos ficaram lindos e o mural ficou permanente na sala de aula devido ao seu sucesso. Tem sempre alguém se adimirando, olhando sua foto e também dos amigos. 













9 comentários:

  1. Olá! Adorei a idéia, o trabalho com as mãos fica lindo e super original por parte das crianças!!
    EStou começando com meu blogspot, dê uma passadinha por lá!

    http://pedagogiaexperiencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho. Parabéns! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Lindas idéias!!! Parabéns!

    ResponderExcluir